Mais um caso de microcefalia relacionado ao zika é confirmado em Manaus
Manaus/AM - O segundo caso de microcefalia relacionado ao zika Vírus foi confirmado nesta quarta-feira(14) em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o bebê realizou o exame de ultrassonografia transfontanela e apresentou alterações compatíveis com microcefalia.
De acordo com a gerente do Centro de Informações Estratégica e Vigilância em Saúde (CIEVS), Marinelia Martins Ferreira, a mãe havia apresentado sintomas durante o primeiro trimestre de gestação e teve resultado positivo no exame de PCR, procedimento que descarta ou confirma o vírus.
O Informe Epidemiológico da Semsa informa também que, dos 26 casos notificados de microcefalia, seis já receberam confirmação que não têm relação com a doença, oito foram descartados e dez continuam em investigação.
Desde dezembro de 2015, quando as notificações de infecção por zika vírus tiveram início já foram confirmados 3.201 casos, sendo 433 em grávidas. Permanecem em investigação 121 casos, sendo 56 em gestantes. Até o momento, a Secretaria descartou 2.441 mil casos da doença.
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, microcefalia, zika vírus, Amazonas