Manacapuru pode ter implantação de fábrica de calcário
“O governador Omar Aziz afirmou que envidará todos os esforços para que o calcário agrícola do Amazonas chegue aos produtores de todo o Estado ainda este ano”, informou o líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Sinésio Campos (PT), durante visita ao local onde será instalada a fábrica de calcário no município de Manacapuru e que ele tem feito questão de acompanhar de perto.
De acordo com o parlamentar, a implantação da fábrica é essencial para que este projeto de governo se concretize e possa incentivar a atividade agrícola local através do barateamento dos custos. “Atualmente o produtor paga cerca de R$ 450 por tonelada do calcário e com a produção local ele irá gastar R$ 150, o que ficará dentro da faixa de financiamento disponibilizada pela Afeam aos agricultores”, enfatizou.
Estima-se que a jazida de calcário existente no Amazonas seja a terceira maior do mundo, com 400 quilômetros de extensão, atrás apenas da Bielorrússia e do Canadá. Com o avanço da produção deste insumo agrícola no Estado, o Brasil poderá se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes e ainda exportar para outros países.
Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica terá capacidade para o beneficiamento de aproximadamente 400 toneladas diárias de calcário, insumo essencial para que o produtor rural possa ajustar o pH do solo e assim alavancar a produção local.
ASSUNTOS: calcário, Manacapuru, minério, Política, Sinésio Campos, Amazonas