Manaus abre inscrições gratuitas para aulas de natação adaptada para rios e igarapés

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos em Manaus têm a oportunidade de aprender a nadar de forma gratuita com o projeto Alfabetização Aquática no Amazonas (Afam). O programa, promovido pela Faculdade de Fisioterapia e Educação Física (Feff) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está com inscrições abertas até o dia 2 de maio e visa ensinar conhecimentos e habilidades básicas de natação, especialmente adaptadas ao contexto amazônico, marcado pela presença de rios e igarapés.
As inscrições para o Afam devem ser realizadas exclusivamente por meio do envio das informações necessárias para o e-mail sabernadaramazonas@gmail.com. Para participar, os interessados precisam atender a alguns requisitos, como não apresentar transtornos psicológicos, possuir um atestado médico de aptidão física e ter a autorização dos pais ou responsáveis. O projeto busca oferecer uma abordagem de ensino de natação que considere a diversidade de ambientes aquáticos encontrados na região.

Moraes repete Sérgio Moro. No espelho, são iguais
A iniciativa da Ufam se mostra ainda mais relevante diante dos alarmantes dados do Ministério da Saúde, que registraram 71.663 mortes por afogamento no Brasil entre 2010 e 2023, com crianças e adolescentes sendo as principais vítimas, muitas vezes em praias e cachoeiras. No Amazonas, o Corpo de Bombeiros atende, em média, de 35 a 40 casos de afogamento por ano. A professora da Feff, Kelly de Jesus, responsável pelo projeto, destaca a importância de uma reeducação aquática que abranja diferentes ambientes, como piscinas, rios, igarapés, cachoeiras e praias fluviais, visando melhorar a competência dos indivíduos e a transferência de habilidades entre esses contextos, algo que programas focados apenas em piscinas convencionais podem não oferecer de forma eficaz.

ASSUNTOS: Amazonas