Manaus deve receber 300 ônibus do transporte coletivo ainda neste ano
Manaus/AM - O relatório final sobre a intervenção feita pelo Executivo no Sistema de Transporte Coletivo de Manaus foi entregue oficialmente, nesta quinta-feira (16), à 8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (COMTMUA/CMM). Vários pontos foram discutidos e um deles é o aumento e melhoria da frota. Existe a expectativa que 300 novos ônibus sejam entregues ainda neste ano na capital.
O teor do documento foi analisado preliminarmente pelos vereadores e representantes da prefeitura, durante reunião virtual, dirigida pelo presidente da comissão, Rosivaldo Cordovil (PSDB).
Pontos como a falta de melhorias na frota – que é uma das exigências para a renovação dos contratos com as empresas –, a concorrência com o aumento dos serviços oferecidos pelos transportes por aplicativos, além das fraudes detectadas no sistema de gratuidade das passagens, foram destacados pelos participantes.
Ao comprovar a situação difícil em que se encontra o transporte coletivo na capital amazonense, o relatório também aponta para a necessidade de melhorias em todo o sistema. Nesse sentido, algumas medidas tomadas pela prefeitura, como forma de se antecipar ao problema e dar as condições necessárias de infraestrura para a cidade em relação ao assunto, também foram ressaltadas na reunião.
Entre as principais estão o subsídio mantido na meia-passagem aos estudantes, a gratuidade da passagem às pessoas com deficiência e as obras de mobilidade urbana, materializadas no recapeamento de ruas e avenidas, construção de passagens de nível e revitalização dos terminais rodoviários.
Em opinião quase que unânime, os participantes da reunião enfatizaram que o Poder Público Municipal não deve assumir o ônus do problema sozinho. Pela ordem, a responsabilidade em relação ao transporte público coletivo deve ser dividida entre os governos federal, estadual e municipal.
Novos ônibus
Mesmo com as dificuldades, a intervenção junto às empresas deve fazer com que Manaus receba até 300 novos ônibus, ainda este ano, segundo comunicou o presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra.
O secretário municipal de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, aproveitou a deixa para sugerir que uma pequena comissão, com a presença de três vereadores, no máximo, possa visitar uma das fábricas, no Rio de Janeiro, onde os veículos são preparados para aportar em Manaus.
Rosivaldo Cordovil informou que levará a proposta ao conhecimento do presidente da CMM, Joelson Silva (Patriota).
“Vamos verificar isso, para ver de que forma fazer essa visita in loco às empresas’, disse Rosivaldo.
ASSUNTOS: cmm, comissão transporte cmm, empresas ônibus Manaus, frota ônibus Manaus, IMMU, intervenção transporte Manaus, Manaus, Amazonas