Compartilhe este texto

Manaus intensifica limpeza de igarapés e bueiros para reduzir impactos das chuvas

Por Portal Do Holanda

12/11/2024 9h12 — em
Amazonas


Foto - Márcio Melo/Seminf

Manaus/AM - O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (11) medidas preventivas para reduzir os impactos das alagações na cidade durante a temporada de chuvas. A principal ação será a limpeza de bueiros e igarapés, visando garantir a eficiência da drenagem pluvial.

"O nosso trabalho acontecerá em diversos bairros para que em janeiro estejamos mais tranquilos com a chegada das grandes chuvas", disse o prefeito. A desobstrução de bueiros e igarapés será realizada em 118 pontos críticos de alagamento identificados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Além da limpeza de canais de drenagem, serão tapados bueiros que se encontram abertos, melhorando a infraestrutura de drenagem da cidade.

Além da ação, Almeida, anunciou também uma nova campanha de conscientização e educação ambiental, voltada para as escolas da Rede Municipal de Ensino e meios de comunicação, com o objetivo de reduzir os impactos do descarte inadequado de resíduos e da ação humana no meio ambiente. Ele destacou a importância de políticas públicas diante dos desafios ambientais, como as mudanças climáticas e os fenômenos do El Niño e La Niña, que afetam a cidade. Ele reconheceu o erro das gerações passadas na poluição dos 36 igarapés urbanos e reforçou que a educação ambiental será a chave para promover a mudança.

A campanha incluirá programas pedagógicos, livros paradidáticos e aulas presenciais, com foco na reflexão e preservação ambiental. Como parte da iniciativa, o Parque Gigantes da Floresta e o Igarapé do Mindu serão utilizados como laboratórios vivos para práticas educativas nas escolas municipais.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas