Manaus registra 1.115 casos contra pessoas em situação de rua
ouça este conteúdo
|
readme
|
Em março deste ano, 335.151 pessoas estavam registradas como vivendo em situação de rua no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, um aumento de 0,37% em relação a dezembro de 2024. O estado do Amazonas, que mantém números estáveis no registro dessa população, aparece com a capital Manaus contabilizando 1.115 denúncias de violência contra pessoas em situação de rua entre 2020 e 2024, segundo dados do Disque 100.
O estudo divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/UFMG) revela que 84% da população em situação de rua no Brasil é composta por homens, e 81% deles sobrevivem com até R$ 109 por mês. No Norte, a região concentra 16.582 indivíduos nessa condição, correspondendo a 4% do total nacional.

Lula defende Janja, mas expõe um País com cidadãos de segunda classe
A análise aponta desafios como baixa escolaridade e subnotificação que dificultam avanços para essa população vulnerável. O relatório chama atenção para a necessidade urgente de políticas públicas eficientes em educação, trabalho e moradia, além de ações para prevenir a violência e melhorar o acolhimento das pessoas em situação de rua.

ASSUNTOS: Amazonas