Manaus registra menor índice de roubos e furtos de veículos dos últimos 13 anos

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM- A capital amazonense registrou o menor número de roubos e furtos de veículos dos últimos 13 anos - uma queda de 80%. No acumulado de 2024, Manaus registrou 846 ocorrências deste tipo de delito, o menor número desde a série histórica de 2012, quando foram registrados mais de 4 mil roubos e furtos de veículos na capital.
Para chegar a esse resultado foi preciso integrar ainda mais os trabalhos das Forças de Segurança do estado. Na esfera da Polícia Militar, as equipes atuaram de forma ostensiva e estratégica por meio de abordagens, operações direcionadas e monitoramento integrado, enquanto as equipes da Polícia Civil atuaram no processo investigativo das ocorrências.

Tarifa da discórdia e ameaça de demissão pelo CDL
Segundo o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, mais uma tecnologia deve ser implementada, em breve, ao ‘Paredão’: o reconhecimento facial. Atualmente, as equipes trabalham no cadastro de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e Carteiras de Habilitação (CNH) no banco de dados.
Como funciona o ‘Paredão’
No processo inicial de investigação, a vítima precisa registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), no qual vai detalhar como e onde o crime foi praticado. A partir disso, as equipes buscam por imagens em uma das 650 câmeras de segurança do sistema e cruzam as informações.
Com a identificação dos suspeitos ou dos veículos utilizados nos crimes, a polícia solicita à Justiça medidas cautelares, como pedidos de prisão e mandados de busca e apreensão.

ASSUNTOS: Amazonas