Manaus segue encoberta por fumaça, com qualidade do ar 'muito ruim'
Manaus/AM - Manaus e outros municípios do Amazonas seguem tomados por uma forte fumaça nesta quinta-feira (29), com potenciais riscos para a saúde da população. Na capital, a qualidade do ar é considerada "muito ruim" nesta noite, de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Segundo o sistema do Índice de Qualidade do Ar (AQI), em tempo real, a poluição em Manaus é classificada como "pouco saudável", o 4º nível dos 6 existentes. O próximo nível, na cor roxa, é considerado "muito insalubre", e o último, "perigoso".
Em Manaus, alguns bairros como o Nova Esperança (zona Oeste), Nossa Senhora Aparecida Cachoeirinha (zona Sul) estão batendo 182 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de ar), próximo ao nível muito insalubre. O Coroado (zona Leste) registra 167μm/m³. A área que compreende a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no Japiim, atinge 171μm/m³.
Não há, no momento, nenhum município do Amazonas com qualidade do ar considerada 'saudável' ('boa'), ou sequer 'moderada'.
Na quarta-feira (28), foi decretado estado de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas, devido às queimadas e à seca severa. Também na quarta, a Ufam suspendeu todas as aulas e atividades presenciais devido aos riscos da fumaça.
Este é o segundo ano consecutivo que o Amazonas enfrenta a situação devido aos incêndios florestais, que têm origem principalmente no sul do Estado.
ASSUNTOS: Amazonas