Motolâncias do Samu tornam atendimento mais rápido em Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Em 2024, as motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Prefeitura de Manaus realizaram 2.656 atendimentos de emergência, abrangendo casos clínicos, traumáticos, obstétricos e de saúde mental. Utilizadas desde 2012, essas motocicletas ajudam a acelerar o atendimento, com técnicos de enfermagem habilitados iniciando os primeiros socorros em aproximadamente cinco minutos antes da chegada das ambulâncias convencionais.
Com 18 motolâncias na frota, sendo 16 operacionais e duas de reserva, a iniciativa tem mostrado resultados significativos na redução de mortalidade e sequelas, segundo a chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Samu, Leda Lima Sobral. A estratégia também facilita o atendimento em casos críticos, como parada cardiorrespiratória, permitindo a aplicação rápida de desfibrilação e ressuscitação cardiopulmonar.

O' homem bomba' liberado em audiência de custódia e o preço que a sociedade pode ter que pagar
Além de salvar vidas, a utilização das motolâncias tem impacto positivo na saúde pública ao reduzir o tempo de internação dos pacientes. Reconhecida como um “case de sucesso”, a experiência será apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde na 6ª Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS!” em maio, reforçando o compromisso com soluções inovadoras em urgência e emergência.

ASSUNTOS: Amazonas