Promotoria de Tapauá ilumina fachada com luz lilás em homenagem à Lei Maria da Penha

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Neste mês que marca os 18 anos da Lei Maria da Penha, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instalou uma iluminação especial em tons de lilás na fachada da 1ª Promotoria de Justiça de Tapauá. A ação visa destacar a importância da conscientização e do combate à violência contra as mulheres.
A iluminação, que permanecerá durante todo o mês de agosto, foi destacada pelo promotor de Justiça Bruno Batista da Silva. Ele enfatizou que a iniciativa busca chamar a atenção da população e mostrar o compromisso do MPAM em apoiar e orientar as mulheres vítimas de violência.

'Nós viemos aqui para beber ou pra conversar?' Beber. E depois a matança...
Dados recentes do Atlas da Violência 2023, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que as mulheres foram majoritárias em casos de violência física (52%), psicológica (64,7%) e sexual (86,7%) entre 2012 e 2022. No Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) registrou cerca de 36.526 casos de violência contra mulheres em 2023, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
Desde novembro de 2022, o MPAM estabeleceu duas ouvidorias físicas especializadas no atendimento às mulheres, localizadas na Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas e na Unidade Aleixo, em Manaus. Essas unidades estão disponíveis para informações, prevenção, proteção e encaminhamento de denúncias de violência doméstica.

ASSUNTOS: Amazonas