Compartilhe este texto

MPF cobra ação da Funai para proteger Yanomamis em Barcelos

Por Portal Do Holanda

29/01/2025 9h40 — em
Amazonas


Orla do município de Barcelos: MPF quer proteção a yanomamis - Foto: Janailton Falcão/Amazonastur
Orla do município de Barcelos: MPF quer proteção a yanomamis - Foto: Janailton Falcão/Amazonastur
ouça este conteúdo

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nesta terça-feira (28), à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que envie, em até 30 dias, ao menos um servidor para atuar em Barcelos, no Amazonas. O objetivo é garantir os direitos dos Yanomamis e prevenir conflitos multiétnicos na região.

A ausência da Funai no município tem deixado os indígenas vulneráveis, especialmente quando se deslocam para áreas urbanas. Segundo o MPF, essa situação expõe os Yanomamis a condições insalubres, discriminação, furtos e contato com álcool e drogas. Recentes conflitos com indígenas Baré reforçam a necessidade de assistência.

Em setembro de 2024, o MPF constatou que a Funai retirou servidores que atuavam no suporte aos indígenas, sem apresentar justificativas. Associações indígenas cobraram o restabelecimento da assistência, apontando riscos para a comunidade.

A Funai tem 30 dias para informar as medidas adotadas ou justificar o não cumprimento da recomendação. Caso contrário, o MPF pode adotar ações judiciais ou extrajudiciais para garantir a proteção dos Yanomamis na região.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas