MPF cobra ação da Funai para proteger Yanomamis em Barcelos
![Orla do município de Barcelos: MPF quer proteção a yanomamis - Foto: Janailton Falcão/Amazonastur](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-capturadetela2025-01-29as093633-1360989.jpg)
ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nesta terça-feira (28), à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que envie, em até 30 dias, ao menos um servidor para atuar em Barcelos, no Amazonas. O objetivo é garantir os direitos dos Yanomamis e prevenir conflitos multiétnicos na região.
A ausência da Funai no município tem deixado os indígenas vulneráveis, especialmente quando se deslocam para áreas urbanas. Segundo o MPF, essa situação expõe os Yanomamis a condições insalubres, discriminação, furtos e contato com álcool e drogas. Recentes conflitos com indígenas Baré reforçam a necessidade de assistência.
![Bastidores da Política - Wilson Lima: Amor revelado, paixão mantida em segredo Bastidores da Política - Wilson Lima: Amor revelado, paixão mantida em segredo](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/all/themes/v5/banners/1colunista-portaldoholanda-holanda.png)
Wilson Lima: Amor revelado, paixão mantida em segredo
Em setembro de 2024, o MPF constatou que a Funai retirou servidores que atuavam no suporte aos indígenas, sem apresentar justificativas. Associações indígenas cobraram o restabelecimento da assistência, apontando riscos para a comunidade.
A Funai tem 30 dias para informar as medidas adotadas ou justificar o não cumprimento da recomendação. Caso contrário, o MPF pode adotar ações judiciais ou extrajudiciais para garantir a proteção dos Yanomamis na região.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Amazonas