Compartilhe este texto

MPF do Amazonas recomenda que Youtube remova vídeos com anúncios de venda ilegal de mercúrio

Por Portal Do Holanda

28/04/2025 21h59 — em
Amazonas


Foto: pixabay
Foto: pixabay
ouça este conteúdo

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas enviou recomendação para que o Youtube remova todos os vídeos relacionados a anúncios de mercúrio metálico. O MPF também pede que a plataforma cumpra seus próprios termos de uso, que proíbem expressamente a comercialização de substâncias ilícitas. Para isso, o Youtube deve adotar ferramentas tecnológicas automatizadas e empregar recursos humanos para identificar e coibir qualquer conteúdo relacionado ao comércio de mercúrio líquido.

Além disso, a plataforma deve divulgar, em até 10 dias após o recebimento do documento, o conteúdo da recomendação, com a disponibilização do link de acesso na página inicial do site Youtube e no aplicativo para dispositivos móveis. O conteúdo deve ficar disponível pelo período de 30 dias corridos.

Divulgação de venda ilegal – No documento, o MPF cita que a plataforma tem sido utilizada para divulgação de anúncios de venda ilegal de mercúrio líquido, sem qualquer autorização dos órgãos competentes. Todos os conteúdos são inseridos por usuários brasileiros, a partir de diversas regiões do país e contam com elevado número de visualizações e comentários, inclusive com referências expressas ao uso em atividades de garimpo da região norte do país.

O MPF destaca que os serviços prestados pelo Youtube têm potencial de alcançar milhões de usuários “de modo que a adesão ao serviço e a participação em massa das pessoas impedem que a plataforma permaneça completamente alheia ao conteúdo vertido em seus servidores pelos usuários”.

Dessa forma, o MPF entende que a plataforma deve adotar comportamento atento e proativo, por meio de mecanismos de controle eficazes, para identificar e coibir a disseminação de conteúdos ilícitos que possam violar os direitos fundamentais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas