Compartilhe este texto

MPF e Mercado Livre firmam acordo para remover anúncios de mercúrio e combater garimpo ilegal

Por Portal Do Holanda

27/09/2024 11h02 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/MPF

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) publicou nesta sexta-feira (27) um Termo de Ajustamento de Conduta para notificar a plataforma Mercado Livre pela facilitação da compra e venda de mercúrio, substância comumente usada no garimpo ilegal. Segundo o MPF, a prática contribui para a contaminação ambiental e representa riscos à saúde humana.

Estudos apontam que seis estados do Norte apresentam níveis de mercúrio 21,3% acima do permitido, com destaque para Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, onde 50% dos peixes analisados estão contaminados. O aumento da contaminação está diretamente ligado à expansão do garimpo ilegal.

O acordo entre o MPF e o Mercado Livre prevê a remoção de anúncios de mercúrio líquido e derivados, com punições para usuários que tentarem comercializá-los. A plataforma tem 3 dias para implementar as medidas.  

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas