MPF investiga "máfia" de shows no AM
A Polícia Federal, Ministério Público Federal e a Receita estão investigando uma máfia que supostamente frauda a compra e venda de shows públicos. As investigações estão em nove estados, incluindo o Amazonas, de acordo com uma reportagem do site Uol.
De acordo com o chefe da Procuradoria da República em São Paulo, muitas cidades pequenas ofereciam shows com artistas nacionais com cachês caríssimos. A investigações iniciaram porque não havia como essas cidades bancarem esses shows "Acabamos descobrindo uma série de irregularidades, que envolviam não só as cidades, mas até o governo federal, que era fraudado por meio de convênios culturais” declarou.
Ainda segundo a matéria, as fraudes pode somar mais de R$ 100 milhões desde 2013. Os escritórios dos suspeitos envolvidos na máfia estão nos municípios de São Paulo, Rio, Fortaleza, Recife, Manaus, Salvador, Belém, Natal e Teresina.
Sempre que alguma cidade pequena quer contratar um grande artista, acaba sendo obrigada a passar pelo atravessador do estado. O atravessador é responsável por oferecer uma oferta maior ao artista em questão e comprar o show na mesma data em que a cidade pequena também queria. Assim, a cidade vai ter que entrar em contato com o atravessador e oferecer uma quantia para “comprar" o artista novamente.
De acordo com o MPF, vários empresários e artistas também decidiram entrar no esquema, alguns já estão sendo investigados.
Além disso, também estão sendo investigadas a contratação de empresas ligadas a funcionários públicos que mantém um monopólio no fornecimento de equipamentos e infraestruturas para grandes shows.
ASSUNTOS: Amazonas, máfia, Manaus, show, Amazonas