Mulher morre após família implorar por socorro na porta de hospital de Manaus
Manaus/AM - Amalia Brandão Ribeiro, a mulher que deu entrada nessa quarta-feira (22), no Hospital de Retaguarda Nilton Lins, não resistiu e morreu.
A vítima foi levada às pressas para a sala de reanimação depois de os filhos implorarem por atendimento na portal da unidade. Um vídeo feito pela motorista de aplicativo que a levou ao local, mostrou o drama da família na tentativa de salvar a vida dela.
O vídeo viralizou na mídia e causou revolta popular. A assessoria alega que Amalia já chegou ao hospital morta, mas a gravação mostra que ela ainda estava viva e agonizava no carro enquanto a equipe médica assistia a cena trancada na recepção decidindo se a atenderia ou não.
A mulher respirava com dificuldade e desmaiou enquanto aguardava socorro. Os filhos precisaram implorar para que a equipe médica abrisse a porta e levasse a paciente para dentro. A causa exata da morte não foi divulgada.
Em nota, a A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que: “Não negou atendimento à paciente que já chegou à unidade em óbito. Foi feito procedimento de reanimação, sem sucesso. Foi explicado aos familiares que o hospital é área de risco biológico, por isso são tratados exclusivamente pacientes de Covid na unidade.
O Hospital Nilton Lins, assim o como o Hospital Delphina Aziz e o Hospital Getúlio Vargas somente recebem pacientes encaminhados das outras unidades de saúde definidas, no fluxo de atendimento, como portas de entrada para síndromes respiratórias.
A orientação dada à população desde o início da pandemia é buscar por atendimento em um dos nove SPAs, duas UPAs e três prontos-socorros da rede estadual , além das UBSs do município, são eles:
Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto; Hospital e Pronto Socorro Dr Aristóteles Platão Bezerra de Araújo; Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado
Serviços de Pronto Atendimento (SPAs)
SPA Alvorada; SPA Coroado; SPA Zona Sul; SPA Joventina Dias; SPA Eliameme Mady; SPA São Raimundo; SPA José Lins (Redenção); SPA Antônio Aleixo; SPA Danilo Corrêa
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
UPA Campos Salles, UPA José Rodrigues
Procurar também as UBSs do município”.
Veja também
ASSUNTOS: mulher morre em Hospital Nilton Lins, mulher morre em Manaus, omissão de socorro, Amazonas