No interior do AM impera a lei do mais forte na "terra de ninguém"
Lábrea/AM - Uma área do município de Lábrea, distante 702 km de Manaus, tem sido alvo de disputa constante entre a população, grileiros e madeireiros. A região faz fronteira com o Estado de Rondônia e isso tem atraído muitos fazendeiros rondonienses que se apossam ilicitamente de vastos terrenos da localidade.
Segundo moradores, devido à exploração irregular, surgiu a comunidade Vale do Curequete. É nesta microrregião a zona de conflito entre amazonenses e rondonienses. Há relatos de pessoas da comunidade que já teriam sido agredidas e também ameaçadas por pistoleiros contratados por fazendeiros interessados nas terras. Os comunitários mais antigos informam que a terra pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), porém o orgão nunca demarcou o espaço intitulando-o como área federal.
Nos últimos meses a disputa por terra tem sido frequente e os moradores da localidade se veem aterrorizados, uma vez que muitos tiveram que ser expulsos à força. Alguns chegaram a dizer que jagunços a mando de fazendeiros utilizam de armas de fogo para pôr para fora as pessoas.
De acordo com os habitantes, a maioria desses homens que andam armados pela comunidade são foragidos da justiça de Rondônia. No total, eles seriam 12. Eles dizem que a invasão permanece porque na região não existe policiamento fixo.
Populares dizem que grande parte da área verde já foi invadida pela grupo, que começa explorando a madeira e termina apropriando-se do terreno grilando terras para os fazendeiros.
A região afetada por esse sistema já dominou vários hectares da área e fica nas proximidades das áreas de preservação ambiental Parque do Mapinguari, Floresta Nacional do Iquiri e Reserva Extrativista do Ituxi.
Veja também
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas