Compartilhe este texto

No Senado, Plínio Valério se opõe a cobrança de 'taxa de pouca água' no Amazonas

Por Portal Do Holanda

09/07/2024 16h42 — em
Amazonas


Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Manaus/AM - Em discurso realizado hoje (9) no Plenário, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) expressou preocupação com os efeitos de uma nova taxa imposta por empresas de navegação atuantes na Amazônia. A medida, que entra em vigor em 1º de agosto, visa compensar os desafios esperados de navegação devido à seca intensa prevista na região.

Segundo o senador, a MSC, uma das principais empresas do setor, notificou o Polo Industrial de Manaus sobre a implementação da "taxa de pouca água", estipulada em US$ 5 mil por contêiner. Plínio alertou que esse custo adicional afetará diretamente a competitividade dos produtos da Zona Franca de Manaus, podendo resultar em prejuízos para consumidores e na economia estadual.

"O que significa que o preço vai estar lá em cima e o consumidor na ponta vai ser prejudicado. Se estivéssemos falando de televisão, de celular, mas estamos falando de alimento e de medicação também", destacou o senador.

Além disso, Plínio Valério criticou a justificativa da MSC de que a taxa é extraordinária e temporária, alertando que há o risco de aumentos futuros. Ele enfatizou que já havia antecipado os desafios da seca na Amazônia e defendeu a urgência na pavimentação da BR-319, única rodovia que conecta Manaus às demais cidades do Amazonas e a Roraima.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas