OAB retrata em HQ escravidão no Amazonas
Manaus/Am- A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) lançará uma revista em quadrinhos para explorar a história de escravos negros e descendentes no Amazonas. O material, intitulado "Negros do Norte: Histórias Reais da Escravidão no Amazonas", foi criado a partir de documentos históricos que abordam a realidade da escravidão na região e visa expor à sociedade os impactos causados até hoje.
O trabalho é realizado pela Comissão pela Igualdade Racial da seccional e deve ser lançado dentro de cinco meses. Segundo o presidente da comissão, Adejeilson Figueira, o projeto foi idealizado há cerca de um ano, quando ele sentiu a necessidade de materiais que abordassem o assunto de uma forma que pudesse alcançar as massas.
"Começamos a fazer levantamentos de muitos arquivos de escravos na região Norte que estão limitados a pesquisadores. A presença do negro é menosprezada e às vezes duvida-se que tivemos escravos negros aqui, então a revista em quadrinhos vem como uma solução prática para esclarecer o assunto", disse.
A meses do lançamento, Figueira contou que a OAB-AM não tem medido esforços para dar vida ao projeto. "O presidente da nossa seccional, Marco Aurélio Choy, garantiu total apoio à revista e tem feito tudo que é possível - oferecendo até mesmo a versão digital do material. A partir de agora, procuramos parceiros que possam nos ajudar a trazer o projeto à uma edição física", contou.
A revista, segundo Figueira, trata-se de mais um passo em direção ao combate ao racismo e todo tipo de preconceito. "O processo de combate à toda forma de descriminação é lento. A invisibilidade do negro ainda é grande aqui e precisamos lutar contra isso", disse.
A revista tem sido elaborada com o auxílio da comissão da OAB-AM, dois pesquisadores e um artista plástico. Um dos pesquisadores é o membro do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas (IHGA) Luiz Carlos de Matos Bonates, que há anos estuda a escravidão de negros no Amazonas e os ecos causados na sociedade.
ASSUNTOS: Amazonas, HQ, Manaus, OAB, revista, Amazonas