Obras do Prosamim podem gerar 1.200 novos empregos no Amazonas
Manaus/AM - Com a retomada das obras da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) estima a geração de novos postos de trabalho pelo programa, podendo alcançar 1.200 empregos diretos e indiretos, neste segundo semestre.
Atualmente, as obras do programa estão gerando cerca de 130 empregos diretos e com o retorno gradual das atividades, estima-se a contratação de mais 170 operários, mantendo esses postos de trabalho até o término das intervenções, previstas para o final do primeiro semestre de 2021. Com isso, devem ser alcançados 1.200 empregos diretos e indiretos gerados.
Os empregos que estão sendo gerados são para atuação nas últimas obras previstas no Prosamim III, que estão sendo feitas nas zonas Sul e Oeste da capital e englobam intervenções nos leitos dos igarapés do Mestre Chico e 40. Também abrangem as obras de um sistema de esgotamento sanitário, que contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), já em andamento.
O subcoordenador de engenharia da UGPE, João Benaion, afirma que todas as obras do programa permaneceram em execução durante os decretos de restrição de atividades. Em virtude dos decretos visando ao combate e à disseminação da covid-19, a quantidade de operários que estavam atuando nas obras foi reduzida e mantidas somente equipes mínimas para as atividades essenciais e que não poderiam ser paralisadas. E agora, estamos retomando as equipes com 100% do pessoal necessário, afirmou João Benaion.
Intervenções no Igarapé do 40 e Mestre Chico
A intervenção do igarapé do 40 compreende um trecho localizado entre as avenidas Silves e Maués, nos bairros do Japiim e Cachoeirinha. Emprega atualmente 15 operários, os quais auxiliam nas mudanças dos beneficiários e na demolição dos imóveis desocupados.
Após o nível das águas baixarem e as obras retomarem, a previsão é que se contratem mais 130 operários no mês de agosto, para atuarem nas obras do igarapé do 40. Serão contratados operadores de máquinas, pedreiros, serventes, técnicos e engenheiros.
A intervenção no igarapé Mestre Chico compreenderá a construção, em uma parte do leito do igarapé, um parque urbano para os moradores dos bairros Praça 14, Cachoeirinha e Centro. O parque contará com uma área de 15.742,46m², dotada de macro e microdrenagem, redes de coleta de esgoto, praças, áreas de lazer, paisagismo, recomposição da flora com plantio de mudas, playground infantil equipado com balanços, escorregadores e quadras multiuso para a prática esportiva.
Veja também
ASSUNTOS: novos empregos, Prosamim, UGPE, Amazonas