Onça Golias resgatada no Amazonas é transferida para Santuário em Goiás

ouça este conteúdo
|
readme
|
O filhote de onça-pintada, batizado de Golias, que havia sido encontrado sendo criado como animal de estimação por uma família no interior do Amazonas, chegou ao Instituto NEX, especializado na preservação de felídeos ameaçados de extinção, localizado em Corumbá de Goiás. A transferência do animal foi coordenada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas – DF), que escolheu o instituto devido à sua vasta experiência no manejo de grandes felinos, abrigando cerca de 20 onças.
A equipe do Instituto NEX, com 24 anos de atuação, iniciará um longo e complexo processo de reabilitação para que Golias desenvolva seus comportamentos naturais de um animal selvagem. Danda Gianni, coordenadora de projetos do NEX, enfatizou a importância de o filhote entender sua natureza: "Esse é um animal selvagem e silvestre, carnívoro e naturalmente agressivo. Então, iremos fazer com que o Golias entenda que ele é uma onça e não um animal de estimação". O chefe do Cetas, Julio Montanha, explicou que a equipe terá até dois anos para avaliar a viabilidade de uma futura soltura de Golias na natureza, proporcionando a ele um ambiente de aproximadamente 150 metros quadrados para desenvolver suas atividades de forma mais natural.

Direita prega a intolerância em ato pela anistia
O caso de Golias ganhou notoriedade após ser resgatado pela Defesa Civil em Santo Antônio de Içá, no Amazonas, onde era mantido como pet por uma família desde os 10 meses de idade. Após uma avaliação inicial que o considerou saudável e dócil, o filhote chegou a ser devolvido à família sob a alegação de falta de estrutura local para abrigá-lo. No entanto, dois dias depois, Golias foi novamente retirado e encaminhado para um abrigo provisório antes de ser transferido para Manaus e, posteriormente, para o Instituto NEX em Goiás, onde terá a oportunidade de se adaptar a um ambiente mais adequado à sua espécie.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas