PC alerta consumidores para golpes em compras durante a Black Friday em Manaus
Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alerta a população para os riscos de golpes, falsas promoções e vendas de produtos falsificados durante as ações de liquidação da Black Friday em lojas físicas e plataformas digitais, que ocorrem nesta sexta-feira (29) , e nesse período de fim de ano.
A maioria dos golpes são praticados no ambiente digital, motivo pelo qual a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), da PC-AM, tem um fluxo bastante movimentado no atendimento de registros de denúncias, segundo menciona o delegado Paulo Benelli, titular da unidade especializada.
Para evitar ser prejudicado, o delegado orienta que os consumidores devem verificar a procedência e autenticidade dos sites antes de efetuar as compras, e ressalta que a população tenha uma atenção especial sobre anúncios promocionais muito atrativos, que podem ser indício de fraude.
“Em caso de compras online, é recomendado que sejam feitas com o cartão de crédito. Caso o consumidor seja vítima de golpe, o cartão de crédito possibilita que a vítima realize o estorno do valor pago. Por isso, é cabível evitar pagamentos via pix ou em débito em cartão, no caso de compras online”, mencionou o delegado.
Segundo o delegado, é importante que os consumidores comprem em sites que já tenham uma recomendação de conhecidos e que tenham responsabilidades jurídicas sobre o produto oferecido.
Além das precauções citadas, o delegado Rafael Guevara, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), alerta que é fundamental que os consumidores estejam atentos aos preços abaixo do mercado.
Como denunciar
Caso seja vítima de golpe, o consumidor deve levar o caso ao conhecimento da Polícia Civil, por meio do registro do Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade policial ou na Dercc ou na Decon. O caso será investigado, a fim de identificar e responsabilizar os infratores e minimizar o prejuízo das vítimas.
O BO também pode ser registrado pela Delegacia Virtual (Devir), no site http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/
ASSUNTOS: Amazonas