Pesquisadora dá mais detalhes sobre mosquitos que invadiram Manaus neste sábado
ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Várias casas foram “invadidas" por um surto de mosquitos deste sábado (2) para o domingo, por toda a capital. Nas redes sociais, internautas ficaram intrigados com o caso e querem saber o motivo da aparição repentina dos bichos, que se concentraram principalmente nos banheiros das residências.

Omar, Braga e o vídeo de Paula Litaiff
Na manhã deste domingo, chegamos a afirmar que a espécie se tratava da mosca-de-banheiro, mosca dos filtros, chamexuga ou tabelinha. No entanto, fomos contactados por uma pesquisadora do Inpa que esclareceu que este caso específico "não é o mosquito-do-banheiro (Família Psychodidae), e sim outro mosquito, da família Sciaridae. Os mosquitos-do-banheiro são claramente diferenciados por possuírem o corpo cheio de cerdas, dando uma aparência similar a de uma mariposinha. Os mosquitos da família Sciaridae são escuros, sem cerdas, com as asas escuras, com duas cerdas em forma de espinhos nas pernas e, principalmente, por características de venação nas asas. Logo, o mosquito em questão é pertencente a família Sciaridae", disse ela.
Outra informação importante acrescentada pela pesquisadora é de que "não existe relação com sujeira ou limpeza do banheiro visto que são famílias de mosquito diferentes. O alto número repentino desses mosquitos é provavelmente devido a uma ocasião chamada 'revoada', onde esses mosquitos vão em busca de parceiros para se reproduzir".
Desta forma, sem pânico. Os bichinhos só querem um pouco de amor.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Amazonas