PF indicia 'Colômbia' e encerra inquérito sobre assassinatos de Bruno e Dom no Amazonas
A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, ocorridos em junho de 2022 no Vale do Javari, no Amazonas, e indiciou Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como "Colômbia", como mandante dos crimes.O documento foi encaminhado na sexta-feira (1º) ao Ministério Público Federal.
De acordo com as investigações, "Colômbia" financiou a organização criminosa responsável pelos assassinatos, forneceu munição e coordenou a ocultação dos corpos. A motivação para os crimes estaria relacionada às ações de fiscalização realizadas por Bruno Pereira na região, que colocavam em risco os interesses de grupos envolvidos em atividades ilegais, como pesca e caça predatórias.
Além de "Colômbia", outras oito pessoas foram indiciadas.
Relembre o crime
Bruno e Dom desapareceram em 5 de junho enquanto faziam uma expedição investigativa na Amazônia, entre a comunidade de São Rafael e Atalaia do Norte. Seus restos mortais foram encontrados em 15 de junho, após Amarildo da Costa Oliveira confessar o crime e indicar o local dos corpos.
Ambos foram mortos a tiros; Bruno com três disparos e Dom com um. Os corpos foram esquartejados, queimados e enterrados.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas