Polícia prende integrante de quadrilha envolvida em furtos de carros
A Polícia Civil do Amazonas, deflagrou na manhã de sexta-feira (11) a operação “Carruagem,” que resultou na prisão de Francisco David dos Santos Souza, 35, integrante uma quadrilha que pratica furtos em veículos em Manaus.
A operação foi realizada em cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, expedidos na semana passada pelo juiz Carlos Zamith, da 8ª Vara Criminal. A ação contou com apoio de integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) e Policiais Civis do 12º, 16º, 22º e 23º Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
Segundo o Delegado César Rufino, a ação foi batizada de “Carruagem” por conta do modus operandi adotado pela quadrilha que atua, principalmente, nas Zonas Sul e Centro-Sul de Manaus. “Os integrantes usam carros de alto poder aquisitivo na prática dos furtos de carros, muitos deles de luxo. Eles adotaram essa estratégia para despistar a polícia”, explicou.
Francisco foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo com numeração raspada após investigações por envolvimento em furto qualificado. No momento da prisão ele estava na casa da namorada, na Zona Norte da capital. O suspeito foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e está sendo investigado por várias situações de furto qualificado. Com o suspeito foi apreendida uma pistola 380, 14 relógios, seis carteiras, oito bolsas, uma maleta de mão, uma mala de viagem, além de um carro modelo Fusion de placas NPB- 0001, supostamente usado para praticar os crimes.
De acordo com o Delegado Geral de Polícia Civil, Josué Rocha, é importante que as pessoas evitem deixar objetos de valor no interior dos veículos. “Essa quadrilha estava atuando em toda a cidade. Os integrantes são bastante ágeis e têm preferência por carros de luxo. Utilizam uma lanterna com iluminação LED e conseguem ver o que possui no interior dos carros para facilitar a ação”, ressalta.
Wellington de Nazaré Albuquerque Júnior esteve no 12º DIP na tarde de hoje, onde prestou esclarecimentos e foi indiciado por formação de quadrilha. (Artigo 288 do Código Penal Brasileiro). Como não houve flagrante, ele foi liberado.
A Polícia agora procura outros suspeitos de integrar a quadrilha, são eles: Adir Castilho Rodrigues, Átila Henrique Freitas Botero, Domingos Jouberto Martins Rodrigues, Rhanderson Pond Barroso e um homem identificado com Marcos. Pedimos a quem puder colaborar com informações, que entre em contato com os servidores da Polícia Civil pelos números: (92) 3654-8863 ou 3654-8416. Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes.
Outros dois suspeitos de integrar a quadrilha foram presos este ano: Jhonata da Silva Rodrigues e Muriel Mendonça de Souza, este último preso no dia 16 de setembro. Eles foram encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde aguardam decisão da Justiça.
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Policial