Policial Civil que agrediu advogado na Ponta Negra tem prisão preventiva revogada
Manaus/AM - O investigador da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) Raimundo Nonato Monteiro Machado, teve prisão preventiva revogada nesta segunda-feira (16), pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Raimundo estava detido sob a acusação de tentativa de homicídio triplamente qualificado contra o advogado Ygor de Menezes Colares, que sofreu um ferimento superficial na perna devido a um disparo de arma de fogo, bem como pelo crime de tortura contra a babá Cláudia Gonzaga Lima. O caso aconteceu no dia 18 de agosto deste ano, em um condomínio do bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
A ordem foi emitida pela juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, da 3ª Vara do Tribunal do Júri. A magistrada também solicitou à Corregedoria da PCAM que investigue eventuais violações penais, administrativas e disciplinares cometidas pelo policial. Além disso, ela determinou a suspensão do porte de arma de fogo de Raimundo, exigiu a devolução de todas as armas sob sua guarda e ordenou seu afastamento parcial de suas funções, com a condição de cumprir expediente interno na Polícia Civil.
A justiça já havia revogado no dia 26 de setembro a prisão preventiva de Jussana de Oliveira Machado, esposa do policial, que agrediu a babá Cláudia Gonzaga, e atirou no advogado Ygor Colares, que tentou intervir.
De acordo com a decisão, Jussana deve comparecer mensalmente à 3ª Vara do Tribunal do Júri para prestar contas de suas atividades, manter uma distância mínima de 500 metros do condomínio onde residia na Ponta Negra, não entrar em contato com as vítimas (advogado e babá), permanecer em Manaus e usar uma tornozeleira eletrônica.
A defesa do advogado e da babá emitiu uma nota alegando que a soltura do casal “agiganta os sentimentos de impunidade”, além de pedir que a prisão preventiva seja novamente decretada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas. Confira a nota na íntegra:
Clique para baixar arquivo
Veja mais matérias sobre o caso:
VEJA TAMBÉM:
- Policial Civil incentiva esposa a espancar babá em condomínio na Ponta Negra; vídeo
- Policial Civil agride e esposa atira em advogado durante briga na Ponta Negra; vídeo
- Esposa de Policial Civil que agrediu babá e atirou em advogado é presa em Manaus
- Esposa de policial tem prisão preventiva decretada em Manaus
- Briga pode ter sido motivada por fofoca
- MP questiona por que Polícia Civil não prendeu policial que deu arma para esposa atirar em advogado
- Justiça manda prender policial que entregou arma para mulher atirar em advogado em Manaus
'
ASSUNTOS: Amazonas, Policial