Porto de Manaus se manifesta após ponte se deslocar durante vendaval

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O Porto de Manaus se manifestou após a ponte ligada ao Cais das Torres, que recebe navios de cruzeiro, se deslocar durante um forte vendaval na tarde desta terça-feira (28). O incidente, que ocorreu durante uma tempestade na orla da cidade, foi registrado em vídeo e gerou preocupação nas redes sociais, mostrando a prancha de acesso ao Porto se afastando do roadway, isolando a área.
Em nota, o Porto explicou que a estrutura da ponte, que conta com um sistema de segurança moderno, inclui um “flap” de três metros de extensão, projetado para se movimentar conforme as condições do rio. Quando há mudanças climáticas, como tempestades, esse “flap” se eleva ou se afasta, como aconteceu durante o vendaval, sem causar riscos à operação.
Segundo a nota, esse movimento é uma medida preventiva, parte de um protocolo de segurança para evitar acidentes. O Porto de Manaus ressaltou que as operações não foram afetadas, pois a infraestrutura conta com diques e planos de contingência para garantir o embarque e desembarque de passageiros, inclusive de turistas de cruzeiros.
O Porto informou que o navio que estava atracado no Cais das Torres deixou o local na manhã desta quarta-feira (29), e a parte da ponte que se deslocou será recolocada sobre o “flap” adaptável, acompanhando a dinâmica do Rio Negro, com seus períodos de cheia e seca.

ASSUNTOS: Amazonas