Prefeitura começa a asfaltar terreno para receber feirantes
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, começou o asfaltamento do terreno que funciona como estacionamento da Feira da Banana, no Centro. O local receberá os permissionários da Feira da Manaus Moderna, que devem ter seus atuais espaços de trabalho atingidos pela subida das águas do rio Negro nas próximas semanas. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal do Centro e Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento.
O secretário municipal do Centro, Glauco Francesco, comentou que a realocação dos feirantes na nova área é provisória, apenas até o nível do rio baixar. “Com o decreto de situação de emergência do prefeito Arthur Virgílio Neto, começamos a agir em parceria com a Sempab, que irá adequar o espaço provisório, no qual os permissionários poderão exercer suas atividades normalmente, sem prejuízos. Também daremos as condições de higiene e segurança alimentar necessárias para a população continuar realizando suas compras com tranquilidade”.
O secretário da Sempab, Fábio Pacheco, informou que o novo espaço contará com estrutura coberta e segurança reforçada. "Já fizemos o levantamento e constatamos que, aproximadamente, 219 permissionários que vendem pescado, carnes, frutas e verduras precisarão ir para a feira improvisada no estacionamento da Feira da Banana se a cheia continuar neste ritmo. Iremos providenciar as tendas e bancas para acomodar os feirantes e seus produtos. Também instalaremos banheiros químicos que terão manutenção a cada seis horas. Para garantirmos a segurança do local, solicitamos o reforço da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana”.
A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos também atuará na área, removendo todos os resíduos gerados na feira. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização no Trânsito organizará o trânsito da área, separando veículos leves dos pesados, que realizam carga e descarga de estivas.
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Amazonas