Compartilhe este texto

Promotor do Amazonas será investigado por chamar Lula de 'bandido'

Por Portal Do Holanda

18/12/2024 15h47 — em
Amazonas


Promotor de Justiça Walber Nascimento - Foto: Reprodução/Facebook
Promotor de Justiça Walber Nascimento - Foto: Reprodução/Facebook
ouça este conteúdo

Manaus/AM - O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar o promotor de Justiça Walber Luís do Nascimento por declarações ofensivas feitas durante uma sessão do Tribunal do Júri em Manaus, em junho de 2023. Walber chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "bandido" e o acusou de ser "líder da quadrilha dos ladrões". Além disso, o promotor também se referiu a ministros dos tribunais superiores de forma desrespeitosa, insinuando que estariam a serviço do Partido dos Trabalhadores (PT). 

A decisão foi tomada em sessão do CNMP no dia 10 de dezembro, com base no relatório do conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa. O relator afirmou que as palavras de Walber violaram os deveres de manter a conduta ilibada e de respeito pelas autoridades, prejudicando a imagem do Ministério Público e do sistema judiciário. A gravação da sessão foi usada como evidência para comprovar as infrações cometidas pelo promotor.

Walber, por sua vez, defendeu-se alegando que suas declarações não refletiam sua opinião pessoal, mas sim uma tentativa de provocar um jurado, que considerava estar em "estado de embriaguez política". O conselheiro, entretanto, refutou a justificativa e determinou a continuidade da apuração. O promotor também responde a outro PAD, por ofensas a uma advogada em setembro de 2023. 

Além desse processo, Walber está envolvido em outro, onde é acusado de comparar a advogada Catharina Estrella a uma cadela durante sessão do Tribunal do Júri em setembro de 2023. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas