Compartilhe este texto

Rio Madeira registra nível histórico de 25 centímetros em Porto Velho

Por Portal Do Holanda

26/09/2024 13h11 — em
Amazonas



 

A seca na Bacia do Rio Madeira se agrava, alcançando um novo recorde histórico em Porto Velho (RO). Na última segunda-feira (23), o nível do rio atingiu 25 cm, a marca mais baixa desde o início dos registros em 1967. Após essa mínima, o nível subiu para 40 cm ontem, terça-feira (24), mas não há sinais de recuperação nos próximos dias. 

Em 2023, a segunda pior seca registrada teve a cota em 1,10 m. Esses dados são do boletim de monitoramento hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), no boletim de monitoramento hidrológico.

Segundo Marcus Suassuna, pesquisador em geociências do SGB, "as chuvas só devem trazer melhorias após o dia 1º de outubro. Até que essas precipitações alcancem a estação de Porto Velho, os níveis permanecerão baixos por cerca de 20 dias. Além disso, as vazões continuamos avançando na Bolívia, onde

Outras regiões também apresentaram níveis críticos. Em Nova Mamoré (RO), na estação Jirau-Jusante Beni, a cota mínima histórica foi de 8,79 m. Em Porto Velho (RO), na estação de Morada Nova, o nível é de 6,91 m, a segunda menor da história, ficando atrás dos 6,56 m registrados em 1998. 

Em Ji-Paraná (RO), o rio marca 6,08 m, também o segundo nível mais baixo, atrás dos 6,02 m de 2021. Apenas em Guajará-Mirim (RO) o nível está dentro da normalidade, com 5,03.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas