'Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro' celebra 24 anos com evento neste domingo
Manaus/AM - O Movimento Cultural Frente Unida da Capoeira Tradicional no Amazonas realiza a Vigésima Quarta edição do Projeto Contemplado pela Lei Paulo Gustavo: “A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira no Amazonas”, neste domingo (15), às 9h. O evento será na Calçada da igreja da Matriz, próximo ao Relógio Municipal, onde reunirá vários grupos que compartilham com a comunidade as tradições da Capoeira no Amazonas.
Contemplado em um dos editais da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto “A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira no Amazonas”, celebra 24 anos em 2024 e busca reforçar a importância de preservar e salvaguardar a Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres, bens tombados pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A cerimônia contará com Café da manhã, uma grande roda de Capoeira Angola e apresentação da Frente Unida do Samba e logo após um delicioso almoço. O evento é a última contrapartida do projeto, a Roda de Capoeira, é o momento em que o mestre Canário faz uma aula com os alunos da comunidade da Zona Leste, mas também com alunos do bairro do Alvorada. Vale ressaltar que o evento é totalmente gratuito.
Marco cultural e histórico
A roda de capoeira da avenida Eduardo Ribeiro é um marco cultural na cidade de Manaus. Realizada há 24 anos, tornou-se um ponto de encontro de mestres, contramestres, alunos e admiradores dessa prática. O projeto representa resistência histórica e identitária, sendo um elo vivo entre as gerações. Além disso, a iniciativa busca ampliar o acesso da população a manifestações culturais que reforcem o senso de pertencimento e identidade.
“Foi um ano de muito aprendizado e pretendemos renovar o projeto para o ano que vem, pois, a roda completa 25 anos”, conclui Mestre Canário.
35º Batizado & Trocas de Cordas
A cerimônia de entrega de graduações, intitulada “35º Batizado & Trocas de Cordas", todas no ritmo da capoeira regional, será realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, neste sábado e no domingo (14 e 15/12), das 14h às 17h30, pela Escola de Capoeira Luta de Libertação. O evento contará com os mestres: Ricardo Camisa Furada, Mestre Canário, e os contramestres: Eli, Prateado e Peteca.
A Frente Unida da Capoeira Tradicional no Amazonas reforça o convite à população para que compareça e prestigie o evento. A participação da comunidade é fundamental para fortalecer a continuidade e a transmissão das tradições culturais.
ASSUNTOS: Amazonas