Rotta discute com Adaf projeto de criação de abatedouros
Divulgação
Ao propor parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o diretor-presidente da Agência Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas, Sérgio Muniz, discutiu com o deputado estadual Marcos Rotta a criação de abatedouros em todos os municípios do Amazonas.
De acordo com o projeto, cada um dos 62 municípios amazonenses criaria um abatedouro, cuja planta seria ofertada pela Adaf, a qual se encarregará de oferecer todo o suporte técnico inicial.
“Os municípios que aderirem ao projeto terão garantidos, por parte da Adaf, a planta do abatedouro, bem como acompanhamento dos trabalhos, treinamento de pessoal e capacitação da mão de obra para lidar com o produto”, afirmou Sérgio Muniz, diretor-presidente da Adaf.
Para Rotta, a ideia é muito boa, pois além de garantir um sistema de defesa ativa dentro do setor primário mais eficaz, também garantiria a qualidade dos produtos que chegam até o consumidor. “No entanto, sabemos que nem todos os municípios têm condições de manter um profissional veterinário. E durante a discussão do projeto, verificamos que podemos contar com o apoio do governo federal para tornar esse projeto viável”, explicou Rotta.
“Produtos inspecionados por qualquer instância do Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional. Esse novo sistema de inspeção sanitária permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro”, detalhou o deputado.
“Por meio do projeto, coordenado pela Adaf, será possível impulsionar a geração de postos de trabalhos e de renda entre as famílias envolvidas no processo produtivo”, ressaltou Marcos Rotta.
Segundo o parlamentar, existem hoje no Amazonas 19 mil fazendas pecuárias, as quais garantem sustento a mais de 50 mil pessoas.
Veja também
ASSUNTOS: abatedouros, Adaf, Amazonas, Manaus, marcos rotta, Manaus, Amazonas