Saiba por que Eduardo Braga perdeu a eleição
O senador Eduardo Braga não sai derrotado da eleição apenas por ter optado por uma propaganda corrosiva e mal direcionada. Perdeu para ele mesmo. Para a sua arrogância, para o seu destempero, para sua visão equivocada de um eleitor cada vez mais esclarecido. Não foi a “máquina” que derrotou Eduardo. Foi a sua prepotência.
Perdeu também a guerra do marketing politico, apimentado por intrigas e por tentar ligar seu adversário ao crime organizado. Criminosa foi essa tentativa de surfar no submundo e fazer alianças para comprometer José Melo. . Mas perdeu também, principalmente, porque Melo foi sua antítese em todo o processo eleitoral.
Enquanto Braga falava de dinheiro e obras, algumas faraônicas e não realizáveis, como a conclusão da BR 319, que é uma rodovia federal, Melo falava de homens, de educação e do futuro.
Filho de trabalhador semiescravo que venceu pelo estudo, Melo não é produto do marketing político, mas sua imagem foi trabalhada com competência. O homem que não sabia usar o microfone foi ao último debate na televisão e se revelou um demolidor. Uma surpresa que Braga teve que engolir por 50 longos minutos.
Quem esteve por trás dele para radiografar a sua alma de homem comprometido com o social não foi um marqueteiro, mas um estrategista, que soube olhar as falhas do adversário e pedir, via programa eleitoral, que o eleitor comparasse. Seu nome: Egberto Batista.
O Egberto que conheci nessa campanha é a antítese do Egberto sobre o qual ouvíamos lendas e boatos. Ele foi a um só tempo bombeiro, apagando o fogo de vaidades que consumia a alma de muitos aliados e comprometia a campanha. E estrategista ao qual Melo entregou o comando da disputa eleitoral. O resultado está aí...
Raimundo Holanda - Editor Portal do Holanda
ASSUNTOS: Amazonas