Compartilhe este texto

Samu volta a atender urgências com serviço de motocicletas em Manaus

Por Portal Do Holanda

02/07/2020 9h26 — em
Amazonas


Enfermeiras estão presentes no atendimento em motos do Samu - Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Manaus/AM - O serviço inicial de atendimento a ocorrências de urgência e emergência do Samu 192, da Prefeitura de Manaus, realizado por meio de motocicletas – as “motolâncias” - voltou a atender nesta quarta-feira, 1/7.

O atendimento foi suspenso durante a fase mais rigorosa do isolamento social, quando houve uma redução no número de acidentes de trânsito e os atendimentos aos chamados estavam sendo feitos apenas pelas equipes das Unidades de Suporte Básico (USBs) e as de Suporte Avançado (USAs), de acordo com os parâmetros de proteção individual.

“Aproveitamos esse período em que as motolâncias estiveram fora de operação para fazer a revisão e ajustes necessários, inclusive na identificação, e na envelopagem das motocicletas. São 14 veículos que já voltaram a rodar na manhã desta quarta-feira, para fazer os atendimentos prévios, agilizando os trabalhos de socorro imediato das vítimas, conforme orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. 

As motolâncias foram instituídas pelo governo federal em 2008 e são usadas para intervenções nos acionamentos de ambulâncias, considerando que a motocicleta desenvolve melhor velocidade e conta com a agilidade necessária no trânsito, para chegar antes da viatura ao local onde se encontra o paciente. Em situações como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, dentre outras tantas, as motolâncias são enviadas como forma de assegurar a chegada do socorro no menor tempo resposta possível.

Agilidade em difícil acesso

O serviço também facilita o atendimento em locais de difícil acesso a veículos de urgência como as ambulâncias, em razão de características geográficas, condições da malha viária. 

“As motolâncias são importantes porque fazem o atendimento imediato da vítima, dependendo da situação na qual ela se encontre, seja em acidente de trânsito, acidente doméstico, um infarto, por exemplo, o profissional já pode prestar o socorro necessário, até a chegada da ambulância, garantindo a sobrevida desse paciente”, destaca Helen Palmeira, coordenadora dos serviços de motolâncias.

Os profissionais designados para esse serviço são técnicos de enfermagem capacitados, habilitados para pilotar motocicletas, que passam por treinamentos na Polícia do Exército e no Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Manaus.

As motolâncias ficarão nas bases Norte, Sul, Leste, Oeste e Santa Etelvina, sendo dois veículos em cada, com 25 servidores cobrindo plantão diurno de 12 horas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: motolâncias, Prefeitura de Manaus, Samu, serviço de motocicletas, urgência, Amazonas

+ Amazonas