Compartilhe este texto

São Gabriel da Cachoeira obriga uso de máscaras em locais fechados após aumento da Covid

Por Portal Do Holanda

26/04/2025 9h20 — em
Amazonas


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
ouça este conteúdo

Manaus/AM - Diante de um aumento significativo nos casos de Covid-19, a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, atendendo a uma recomendação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), decretou nesta sexta-feira (25) o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes fechados do município. A medida visa conter a rápida propagação da doença, que registrou um salto alarmante nos últimos meses.

Dados divulgados pela DPE-AM revelam a gravidade da situação: em março, dos 197 casos suspeitos, 87 testaram positivo para Covid-19. Já em abril, até a última terça-feira (22), o número de casos suspeitos saltou para 897, com 378 confirmações. O defensor público Marcelo Barbosa, em ofício enviado à Secretaria Municipal de Saúde, alertou ainda para a circulação de outras viroses respiratórias, evidenciada pela alta procura por testes com resultados negativos para Covid-19, e para a investigação de ao menos uma morte suspeita. Barbosa criticou a falta de medidas efetivas após um alerta similar emitido no início do ano, quando a capital amazonense enfrentava um surto da doença e São Gabriel já apresentava um aumento de casos.

O Decreto 07/2025, assinado pelo prefeito em exercício Anderson Luiz Brazão Góes, estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços fechados de uso coletivo, tanto públicos quanto privados, incluindo estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e transportes coletivos. Adicionalmente, o acesso às áreas indígenas do município será restrito a pessoas com caderneta de vacinação contra a Covid-19 atualizada ou teste negativo realizado nas últimas 48 horas. A fiscalização do cumprimento das medidas ficará a cargo das autoridades de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e órgãos municipais, com previsão de sanções administrativas para o descumprimento do decreto, que já está em vigor por tempo indeterminado, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas