São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga recebem EPis, 18 respiradores e 11 profissionais de saúde
Manaus/AM - No interior do Amazonas, os municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga receberam respiradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o reforço de profissionais da saúde enviados pela Ministério da Saúde. A entrega dos equipamentos foi acompanhada pela secretária de saúde do Estado, Simone Papaiz.
A entrega iniciou na tarde de domingo (17), em São Gabriel da Cachoeira, na região conhecida como Cabeça do Cachorro, que recebeu oito ventiladores pulmonares, além de 69.310 itens de EPIs, 300 frascos de álcool em gel e 300 litros de álcool a 70%.
Nesta segunda-feira (18), em Tabatinga, foram entregues dez ventiladores pulmonares e 49 mil itens de EPIs. Na cidade, o atendimento referenciado dos doentes também está sendo feito no Hospital de Guarnição do Exército.
Saúde indígena
Em São Gabriel da Cachoeira, município que faz fronteira com Colômbia e Venezuela e que abriga 23 etnias indígenas, os casos de Covid-19 chegaram a 343, de acordo com boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) de domingo.
A secretária Simone Papaiz conheceu a estrutura do Hospital de Guarnição do Exército, que tem realizado atendimentos de pacientes acometidos pelo coronavírus, em sua maioria indígenas, uma vez que boa parte da população é formada por esse grupo. Ela destacou a articulação da Susam junto ao MS para o recebimento dessas e de outras ajudas e a preocupação com a saúde indígena.
“O governo estadual tem estado muito preocupado com o crescimento de casos de Covid-19 no interior, e em especial entre os indígenas. Por isso, desde o início organizamos nosso plano de contingência, e isso permitiu que fôssemos um dos primeiros estados a receber auxílio federal. Continuamos em contato direto e constante com o general Eduardo Pazuello, para que mais ajudas sejam enviadas”.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, covid-19 amazonas, Manaus, ministério da saúde, sao gabriel da cachoeira, simone papaiz, Susam, tabatinga, Amazonas