Compartilhe este texto

Saúde e mais: Veja funcionamento de serviços essenciais na Semana Santa e Tiradentes no Amazonas

Por Portal Do Holanda

16/04/2025 16h49 — em
Amazonas


Foto: Arthur Castro e Mauro Neto/Secom
Foto: Arthur Castro e Mauro Neto/Secom
ouça este conteúdo

Manaus/AM - O Governo do Amazonas informou que vai manter o funcionamento de serviços essenciais durante o ponto facultativo nesta quinta-feira (17), e no feriado da Semana Santa, celebrado nesta sexta-feira (18), e do feriado nacional do Dia de Tiradentes, na segunda-feira (21).

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai manter os atendimentos do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no bairro Parque 10, zona centro-sul, funcionando normalmente no regime de 24h. Os serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) não irão funcionar nestes feriados, retomando as atividades na terça-feira (22). Na segunda-feira (21), não haverá funcionamento das unidades.   

Na quinta-feira (17) as cozinhas e restaurantes populares do programa Prato Cheio irão funcionar normalmente. Na sexta-feira (18), não haverá funcionamento das unidades. No sábado (20), apenas as cozinhas populares vão funcionar. Na segunda-feira (21) não haverá atendimento dos usuários.

Os sete Centros de Convivência administrados pela Seas funcionam normalmente até esta quarta-feira (16). As atividades serão retomadas na próxima terça-feira (22).

Saúde - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que as 25 unidades que atendem casos de urgência e emergência vão manter o funcionamento normalmente, em plantão de 24 horas, entre a quinta-feira (17) e segunda-feira (21). 

Em casos de urgência e emergência, estarão à disposição da população: três hospitais e prontos-socorros adultos e três infantis, localizados nas zonas leste, sul, centro-sul e oeste; e nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), situados em todas as zonas da capital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova. 

As setes maternidades e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) também estarão funcionando normalmente, 24h por dia, durante todo o feriado. 

Segundo a SES-AM, cerca de 15 mil profissionais da saúde estarão mobilizados durante o período, nas unidades na capital, com a rede estruturada, com medicamentos, insumos e recursos humanos, e com sua capacidade plena para atender a população.

A SES-AM orienta que, em casos de urgência de média complexidade, a população procure atendimento nos SPAs e nas UPAs, já em casos mais graves a busca deve ser nos hospitais e prontos-socorros adultos ou infantis. Vale ressaltar que essas unidades utilizam o protocolo de classificação de risco que identifica o atendimento prioritário, mediante triagem, de acordo com a gravidade do paciente. 

Os atendimentos eletivos nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e Policlínicas, que atendem consultas agendadas, retornam na terça-feira (22).

Interior - Todos os 61 municípios do interior contam com hospitais funcionando em regime de plantão 24h. A SES-AM também auxilia os municípios com uma logística de UTI aérea, em caso de urgência na transferência de pacientes para a capital, além de uma frota terrestre de ambulâncias para dar agilidade no atendimento. 

Fundações - Na quinta-feira (17), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), no bairro Chapada, zona centro-sul, vai funcionar normalmente, das 7h às 18h, para a coleta de sangue. Na sexta-feira (Paixão de Cristo) e no domingo (Páscoa) o serviço não funciona. No sábado (19/) e na segunda-feira (21), a coleta de sangue funcionará das 7h às 18h.

O Hemoam informa que os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente. Já os serviços ambulatoriais e realização de exames funcionarão até a quarta-feira (16), retornando as atividades na terça-feira (22). 

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), no Dom Pedro, na zona centro-oeste, informa que os atendimentos de urgência e emergência para os pacientes da unidade e os regulados vão funcionar normalmente, durante o feriado. Já o atendimento ambulatorial e a realização de exames laboratoriais funcionam até quarta-feira e retornam na terça-feira.

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no bairro Planalto, na zona centro-oeste, o setor de urgência e emergência funciona todos os dias do feriado, 24 horas, já as sessões de radioterapia, exames de ultrassonografia e análises clínicas agendadas para quinta-feira (17) vão ocorrer normalmente e retornam com os atendimentos normalmente na terça-feira. 

Na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), no bairro Cidade Nova, na zona norte, não haverá atendimento ambulatorial durante o feriado, mas os serviços de internação, cirurgias programadas e procedimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente.

Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) as cirurgias eletivas serão realizadas conforme agendamento prévio e os serviços ambulatoriais e exames retomam os atendimentos na terça-feira. 

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) os atendimentos ambulatoriais ocorrem até esta quarta-feira e retornam na terça-feira após o feriado.

Segurança  - A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, o 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), localizados nas zonas sul, norte, leste e oeste da capital, além das Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai); em Crimes contra a Mulher (DECCM), no Parque Dez, zona centro-sul, e em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), funcionarão em regime de 24 horas para atender registros de ocorrências e flagrantes.

Foto: Arthur Castro e Mauro Neto/Secom

Foto: Arthur Castro e Mauro Neto/Secom
As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Homicídios e Sequestros (DEHS) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas Especializadas retomarão suas atividades normalmente no próximo dia útil.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.

Educação - As escolas da rede estadual, tanto na capital quanto no interior, não terão aulas neste feriado da Semana Santa e Tiradentes durante os períodos matutino, vespertino e noturno, retomando as atividades normalmente, na terça-feira (22). 

Trânsito - O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que não haverá atendimento nesta quinta (17) e sexta-feira (18), e na próxima segunda-feira (21/04), em decorrência do feriado da Semana Santa e Tiradentes, respectivamente. Os atendimentos retornam na próxima terça-feira (22). Vale ressaltar que ocorrerão normalmente os treinamentos realizados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), nesta quinta-feira.

Cultura - Durante o feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes, que inicia nesta quinta-feira (17) e segue até segunda (21), alguns espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, terão horários especiais de funcionamento e programações específicas. O público deve ficar atento às alterações para planejar suas visitas.

O Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, funcionará em horário reduzido na quinta-feira (ponto facultativo) e no domingo, das 9h às 13h; na Sexta-Feira da Paixão e no feriado de Tiradentes, na segunda, o espaço ficará fechado, retornando às atividades normalmente a partir de terça-feira (22). 

O Centro Cultural Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, ficará fechado de quarta a sexta-feira (16 a 18) e no domingo e segunda-feira (20 e 21). O espaço abrirá apenas no sábado (19), das 9h às 15h.

Da mesma maneira, o Museu do Seringal, localizado na Vila Paraíso, zona rural de Manaus, também permanecerá fechado de quarta a sexta-feira (16 a 18) e na segunda-feira (21/04). O funcionamento será normal no sábado e domingo (19 e 20), das 9h às 15h.

A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambas no Centro de Manaus, estarão fechadas apenas na sexta-feira (18). Nos demais dias, inclusive no feriado da segunda-feira (21/04), os espaços funcionarão normalmente, das 15h às 20h.

A Biblioteca Pública do Amazonas permanecerá fechada para visitação desta quinta até segunda, retomando o funcionamento regular após o feriado.

Eventos no feriadão - Além das visitas, a programação continua ativa em outros centros culturais. O Teatro da Instalação recebe na quinta-feira (17), o Balé Folclórico do Amazonas, às 19h. Nos dias 19 e 20/04, o espaço recebe o Projeto Escambo: Rede Parente, com espetáculos e atividades formativas, incluindo oficina, mesa pública e a apresentação “Com os Bolsos Cheios de Pão”. 

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia será palco do tradicional Feirão do Pescado, realizado nos dias 17 e 18, a partir das 5h30, além do evento “Páscoa sobre rosas”, no sábado (19), das 17h à meia-noite. O espaço também recebe, no domingo (20/04), recital do projeto Bradesco Belcanto - Madrigal do Amazonas, das 19h às 21h. 

No Palácio Rio Negro, o público poderá acompanhar ensaios do Madrigal do Amazonas nos dias 17 e 19, das 14h às 16h, mediante agendamento interno. O espaço permanece fechado para visitação durante todo o feriado.

No Salão Rio Solimões, o destaque é o Concurso Miss Amazonas Gay 2025, com montagem e ensaio na sexta-feira (18), o evento principal no sábado (19), às 21h, e desmontagem no domingo (20), até o meio-dia.

O Teatro Gebes Medeiros estará reservado para ensaios do 26º Festival Amazonas de Ópera, no Ideal Clube, nos dias 17 e 19 de abril.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas