Compartilhe este texto

SBGames: evento de jogos eletrônicos começa nesta segunda em Manaus

Por Portal Do Holanda

29/09/2024 16h14 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com palestrantes internacionais, atividades que envolvem Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada, além de ações voltadas a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, começa nesta segunda-feira (30) o 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024). O evento segue até o dia 3 de outubro na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital.

Realizado em Manaus pela primeira vez em 20 anos, o simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da UEA. Ainda é possível se inscrever pelo site sbgames.org/sbgames2024 e participar tanto do SBGames 2024 como dos três eventos de tecnologia que irão ocorrer simultaneamente.

O diretor da EST/UEA, Jucimar Maia Júnior, afirma que o SBGames fortalece o vínculo da EST/UEA com instituições que são referências mundiais na área de jogos eletrônicos, em um mercado que gerou US$ 183,9 bilhões globalmente em 2023.

“O Amazonas tem talento e criatividade para ser um polo de inovação na indústria de games, ajudando a fortalecer a nossa economia. Com o SBGames 2024, Manaus se tornará a capital nacional dos jogos eletrônicos. Além disso, vamos mostrar para esses cientistas de fora que aqui, na Amazônia, também se faz ciência e tecnologia de ponta”, ressalta. 

Paralelamente ao SBGames, outros três eventos da SBC serão realizados na EST/UEA, sendo: Sibgrapi 2024, uma conferência sobre gráficos, padrões e imagens; SVR 2024, simpósio de Realidade Virtual e Aumentada; e o IFIP-ICEC 2024, conferência sobre computação de entretenimento.

A cerimônia de abertura oficial será realizada no segundo dia do evento, na terça-feira (1º), às 9h, no auditório da EST/UEA.  

Destaques da programação

Entre os destaques da programação está o 23º Festival de Jogos SBGames 2024, concurso de produção nacional de jogos digitais em que desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público durante os quatro dias do evento. São 16 categorias, divididas entre profissionais e estudantes, com games digitais e analógicos (não-digitais).

Para promover o contato inicial e a aproximação de estudantes universitários e dos ensinos Fundamental e Médio com especialistas do segmento, haverá o workshop MÁGICA, no primeiro dia (30). A atividade inclui oficinas de criação de jogos para crianças, e de game design, destinada a adultos.

A programação conta, ainda, com um Festival de Artes, com mais de 50 obras em imagem, vídeo e áudio; o Workshop de Grupos de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital (WGP-Jogos); o 3º Fórum de Esportes Eletrônicos; Concurso de Teses e Dissertações (CTDGames); tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; sessões técnicas; apresentação de livros e-books; entre outros.

 Palestrantes internacionais

Com a palestra "O que sabem os geradores de imagens?", o cientista norte-americano David Forsyth abrirá a rodada de palestras, na terça-feira (1º/10), às 11h. Especializado em Inteligência Artificial, ele ocupa o mais alto cargo de Ciência da Computação ("Fulton Watson Copp Chair") da Universidade de Illinois em Urbana-Champagne (EUA) e acumula mais de 170 artigos científicos publicados na área.

No mesmo dia, às 17h, a premiada pesquisadora Heather Kelley faz a palestra "O futuro físico dos jogos digitais", sobre os efeitos sociais e psicológicos da dependência excessiva desse tipo de interação digital. Desde 2015, ela leciona no Centro de Tecnologia de Entretenimento da Universidade Carnegie Mellon (EUA) e já foi eleita uma das 30 mulheres mais influentes em tecnologia.

A programação e listagem completa de palestrantes está disponível no sitesbgames.org/sbgames2024.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas