Compartilhe este texto

Semed está dentro do prazo para abonos, diz TCE-AM em decisão favorável

Por Portal Do Holanda

10/04/2025 23h11 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Semed
Foto: Divulgação/Semed
ouça este conteúdo

Manaus/AM - O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu que a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) ainda está dentro do prazo legal para efetuar o pagamento dos 14º e 15º salários aos professores da rede municipal. A decisão foi tomada após análise de uma representação apresentada pelo vereador José Ricardo Wedling, que questionava o não pagamento da gratificação, prometida pela administração municipal com recursos do FUNDEB.

A representação apontava que, apesar de o município ter anunciado a concessão da gratificação como forma de valorização pelo desempenho no IDEB e de ter publicado a lista das escolas aptas à bonificação no Diário Oficial de 26 de novembro de 2024, até o momento nenhum pagamento havia sido efetuado. O parlamentar alegava que a administração não havia apresentado justificativas para o atraso.

Em sua defesa, a SEMED explicou que os pagamentos estão previstos pela Lei Municipal nº 2.365/2018, regulamentada pelo Decreto nº 5.855/2024, e que a liberação dos recursos está condicionada à disponibilidade orçamentária. A Secretaria também esclareceu que o prazo para o pagamento é de até 180 dias após a publicação dos resultados das avaliações, e que o processo de revisão das escolas aptas ao benefício ainda está em andamento.

Ao analisar a situação, o Conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva, relator do caso, reconheceu que a administração municipal ainda está dentro do prazo legal para realizar os pagamentos. Por esse motivo, o pedido liminar de medida cautelar foi indeferido. No entanto, o TCE-AM ressaltou que a representação continuará sob análise e que, caso o prazo seja descumprido ou haja qualquer outra irregularidade, providências poderão ser adotadas pela Corte.

Fonte: Amazonas Direito


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas