Serviços relacionados ao CPF já têm canal novo na Receita Federal
Ferramenta utiliza tecnologia chatbot para simular conversação
Manaus/AM - A Receita Federal já está fazendo atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo aplicativo Telegram. Esse novo canal de atendimento, que funciona desde o dia 3, utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat.
A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão, oferecendo um serviço de excelência, sem a necessidade de interagir com um servidor da Receita Federal.
A medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus covid-19.
Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.
Serviços disponíveis:
Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
Segunda via de CPF;
Informação do número do CPF;
Consulta à situação cadastral; e
Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).
Veja também
ASSUNTOS: atendimento, CPF, Receita Federal, serviços, Amazonas