Sobrevoo e ida ao Musa: Casa Branca divulga a agenda de Joe Biden em Manaus
Manaus/AM - A Casa Branca divulgou, nesta quinta-feira (14), a agenda de Joe Biden em sua visita a Manaus, prevista para o próximo domingo (17). O presidente dos Estados Unidos incluirá em sua programação um sobrevoo pela região, uma visita ao Museu da Amazônia (Musa) e uma breve declaração à imprensa.
A visita de Biden à Amazônia será um momento histórico, sendo a primeira vez que um presidente dos EUA em exercício visita a região. O objetivo é se reunir com líderes indígenas e pesquisadores locais, além de destacar a importância da preservação da floresta Amazônica. A agenda prevê que Biden, vindo de Lima, onde participa da reunião da APEC, chegue ao aeroporto de Manaus na manhã de domingo, para depois seguir para o Rio de Janeiro, para a cúpula do G20.
O Museu da Amazônia (Musa) foi escolhido como o local para a visita. Entre os locais avaliados pela equipe de Biden para a visita estavam também o porto de Iranduba, a 40 km de Manaus, e o arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores do mundo, localizado entre Manaus e Novo Airão. No entanto, a logística e acessibilidade do Musa tornaram-no a escolha preferida para o compromisso.
Após a visita ao Amazonas, Biden participará da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, onde se encontrará com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. A viagem ocorre em um momento político importante, após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e será um dos últimos compromissos internacionais de Biden antes do fim de seu mandato, previsto para janeiro de 2025.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas