SPAs e UPAs retomam atendimentos de rotina no Amazonas
Manaus/AM - Os Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) estão retomando as atividades de rotina. Primeira porta de entrada na rede de urgência, os SPAs aproveitaram para reforçar o perfil de atendimento e promover readequações na estrutura.
Com a redução do número de casos de Covid-19 na capital, as unidades estão se reestruturando e voltando a receber pacientes de baixa e média complexidade, além de atendimentos de urgência.
De acordo com o gerente de Urgência e Emergência da Susam, Moab Amorim, com a experiência da pandemia, as unidades aperfeiçoaram os fluxos, indicando à população o perfil de atendimento dos SPAs e UPAs.
“O atendimento no SPA caracteriza-se exatamente pelos pacientes de primeiro atendimento, que seria aquela febre, um desconforto, uma tosse, uma pequena luxação por queda, aquele paciente que não requer um atendimento de média e alta complexidade”, explicou Amorim.
Com a reorganização dos fluxos houve também o reforço do protocolo de Manchester, que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, numa gradação em que o vermelho representa os casos de maior gravidade, e o azul, os casos de menor gravidade.
ASSUNTOS: atendimentos spas manaus, coronavírus Manaus, covid-19 manaus, Manaus, saúde amazonas, spas, Susam, UPAs, Amazonas