Suplementação nutricional de tambaqui é investigada em pesquisa no Am
Manaus/Am - Estudo fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) investigou o uso de suplementação de vitamina tiamina (B1) na nutrição de peixes jovens da espécie tambaqui no Amazonas. A pesquisa foi realizada pela estudante universitária de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lorena Ianka Pontes da Silva, sob a orientação do pesquisador da Embrapa da Amazônia Ocidental, Jony Koji.
Segundo a jovem pesquisadora, os resultados do estudo apontam a inexistência do efeito da suplementação de tiamina (B1) no desempenho animal. Entretanto, foi possível verificar diferenças significativas entre os níveis de carboidratos. “Peixes alimentados com a dieta de 35% de carboidratos apresentaram maior ganho de peso”, disse Lorena.
A proposta da pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fapeam, era determinar a capacidade de juvenis de tambaqui utilizarem a suplementação B1 para otimizar o aproveitamento do carboidrato, pois, segundo a estudante e seu orientador, ingredientes que contêm este nutriente apresentam de forma geral um custo menor e podem diminuir o preço da ração para o tambaqui.
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, peixes, Amazonas