Compartilhe este texto

Traduzido por Saturnino Valladares, livro bilíngue "DNA do Infinito" é lançado em Manaus

Por Portal Do Holanda

18/07/2024 9h44 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O professor e poeta espanhol Saturnino Valladares lançará, na próxima terça-feira, 23 de julho, o livro bilíngue "DNA do Infinito", traduzido do galego para o português, do premiado escritor Claudio Rodríguez Fer. O evento ocorrerá na biblioteca do ICBEU, em Manaus, a partir das 18h30.

Originalmente escrito em galego, "DNA do Infinito" é um poema que explora uma jornada erótica e libertária pela Romênia, passando por lugares como Cárpatos e Transilvânia. Segundo Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, a publicação é significativa para a editora, que se dedica a trazer obras relevantes de outros países.

Rodríguez Fer é reconhecido na cena literária espanhola, tendo recebido prêmios como a Medalha Mihai-Eminescu. "DNA do Infinito", lançado em 2021, destaca-se por seus elementos estéticos e éticos, refletindo temas de justiça e liberdade.

Esta é a segunda obra do autor traduzida por Valladares e publicada pela Valer. Valladares tem se destacado como um importante divulgador da literatura espanhola no Brasil, com várias traduções já lançadas. O mestre em Letras Leilson Assad destaca que a obra oferece uma amostra do universo poético e humanístico de Rodríguez Fer, enquanto Valladares afirma que é a obra-prima do autor.

Sobre o autor

Claudio Rodríguez Fer, nascido em 1956 em Lugo, Espanha, é um renomado poeta, narrador, dramaturgo e ensaísta, conhecido por sua obra voltada ao erotismo. Seus primeiros poemas foram compilados em "Vulva", seguido por títulos como "A unha muller desconhecida" e "Unha tempada no paraíso". A obra de Rodríguez Fer é marcada por uma profunda conexão entre a exploração do erotismo e um compromisso com liberdade, justiça e paz, refletido em sua trilogia poética sobre a memória histórica da Galícia.

Sobre o tradutor 

Saturnino Valladares, poeta, ensaísta e tradutor, é Doutor em Literatura Espanhola pela Universidade de Santiago de Compostela e professor no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas desde 2013. Nascido em 1978, ele é autor de cinco livros de poesia, incluindo "Las almendras amargas" e "Vaga-lumes ao meio-dia", além de artigos e poemas publicados em diversas antologias, como "Amour Fou".

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas