Tribunal de Contas do Amazonas faz webconferência sobre desmatamento
Manaus/AM - No próximo dia 17, a partir das 9h (horário de Manaus), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará a primeira webconferência para discutir o desmatamento e as queimadas na Amazônia com especialistas renomados, entre eles Carlos Nobre, um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz do ano de 2007.
A webconferência faz parte de uma série de ações iniciadas pelo TCE em fevereiro deste ano, após a criação de um comitê interinstitucional com os órgãos ambientais para definir metas e ações no combate aos desmatamentos e incêndios florestais na Amazônia.
"Estamos no centro da floresta amazônica e não podemos presenciar essa crescente nos dados sobre desmatamentos e queimadas sem nos posicionarmos a respeito. Além das ações de controle, iremos discutir a temática com especialistas renomados, pesquisadores e autoridades locais. O TCE-AM está fazendo a sua parte e quer, de forma pedagógica, contribuir com as discussões para trilharmos um caminho que nos levará ao fim deste cenário", afirmou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.
Entre os participantes da webconferência estão o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão; o meteorologista, pesquisador e ganhador do Nobel da Paz, Carlos Nobre; e o pesquisador e biólogo, Ismael Nobre.
A webconferência será transmitida ao vivo pelo Youtube do TCE-AM com tradução simultânea em Inglês e Espanhol, além da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
O evento está sendo coordenado pelo presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello, e pelo conselheiro Júlio Pinheiro - responsável pelas ações ambientais da Corte de Contas.
"Sou Eco”
Durante a webconferência será apresentado o aplicativo "Sou ECO", do TCE-AM, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e a Plataforma Interativa ATLAS ODS Amazonas, desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O "Sou ECO" é um aplicativo para smartphones que possibilita que cidadãos encaminhem denúncias de crimes ambientais ou sobre a má prestação de serviços públicos diretamente ao Tribunal com fotos e possibilidade de georreferenciamento.
Veja também
ASSUNTOS: amazônia, desmatamento e queimadas, tce-am, webconferência, Amazonas