UFAM realiza consulta para escolha de novo reitor na próxima segunda-feira

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizará, na próxima segunda-feira (7), a Consulta à Comunidade Universitária para definir os ocupantes dos cargos de reitor e vice-reitor no quadriênio 2025-2029. O processo será conduzido de forma remota e paritária, permitindo a participação de docentes ativos e aposentados, técnicos administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação, tanto em Manaus quanto nas unidades do interior.
Cinco chapas concorrem à eleição. Denúncias apontam desde o uso indevido de espaços da universidade para eventos de campanha até cadastros irregulares de estudantes e distribuição de materiais promocionais em larga escala. No entanto, até o momento, nenhuma das alegações resultou em medidas concretas contra as chapas em disputa.
Uma das candidaturas que tem provocado reação negativa é a de Tanara Lauschner, da chapa “MUDANÇA!” (nº 57). Ex-secretária executiva da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Lauschner foi condenada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em 2017, por irregularidades na gestão da pasta referentes às contas de 2013. Além disso, a candidata tem ligações políticas com Eron Bezerra e Vanessa Grazziotin.
O TCE-AM determinou multa de R$ 15 mil para cada gestor envolvido, além de responsabilizar solidariamente Tanara Lauschner e Eron Bezerra por valores que ultrapassam R$ 140 mil em recursos públicos.
A forte rejeição ao PCdoB e seus dirigentes pode ser mais um fator negativo para Lauschner .
A consulta reacende o debate sobre a autonomia e a influência política na gestão da UFAM. Para parte da comunidade acadêmica, a universidade deve se manter livre de ingerências partidárias que possam comprometer sua missão científica e educacional. No dia 7 de abril, os eleitores decidirão o futuro da instituição para os próximos quatro anos.

ASSUNTOS: Amazonas