Um cigarro por dia já pode ser fatal, aponta estudo
Apenas um cigarro por dia pode aumentar o risco de morte precoce. Não há um nível de exposição segura para o tabaco. Parar de fumar beneficia todos os fumantes, não importando quantos cigarros por dia eles fumam. Comparando com pessoas que nunca fumaram, aqueles que fumam uma média de menos de um cigarro por dia no decorrer da vida tiveram 64% mais chance de morrer precocemente, segundo um estudo recente. E aqueles que fumaram um a dez cigarros por dia tiveram 87% mais risco.
Nunca é tarde para parar de fumar. O estudo mostrou que o risco de morte precoce foi menor para pessoas que pararam de fumar e fumavam pouco do que aquelas que continuaram fumando pouco. E quanto mais jovens elas paravam, menor o risco. A pesquisa também analisou causas específicas de morte. Comparadas com pessoas que nunca fumaram, o risco de morte por câncer de pulmão foi nove vezes maior em pessoas que fumavam um cigarro por dia no decorrer da vida e, 12 vezes maior entre aqueles que fumavam de um a dez cigarros por dia.
Além disso, aqueles que fumavam de um a dez cigarros por dia eram seis vezes mais propensos a morrer de doenças respiratórias como enfisema e, uma vez e meia mais propensos a morrer de doença cardíaca comparados com pessoas que nunca fumaram.
ASSUNTOS: Amazonas, cigarro, fumar, Manaus, morte, saúde, Saúde e Bem-estar