Unidade Móvel de Atendimento à Mulher leva serviços à comunidade indígena em Manaus
Manaus/AM – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), levou nesta quinta-feira (28) a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher até a comunidade indígena Karuara, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade. A ação, que faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”, ofereceu serviços gratuitos como atendimento psicossocial, jurídico e emissão de documentos.
A iniciativa visa ampliar o acesso a serviços essenciais para as mulheres da comunidade, promovendo a conscientização sobre o combate à violência de gênero e fortalecendo a cidadania. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), Eliane Domingues, a campanha tem sido fundamental para oferecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade.
O cacique da associação indígena Urukuria, Jonas Araújo, destacou a importância dos serviços oferecidos, especialmente o atendimento jurídico e o Cadastro Único, que facilitam o acesso a benefícios essenciais para a comunidade. Já a comunitária Ijanete da Silva expressou sua gratidão pela oportunidade de atualizar seu registro civil e incluir sua etnia no documento.
ASSUNTOS: Amazonas