Unidades do interior do Amazonas recebem respiradores e insumos de saúde
Manaus/AM – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) enviou novo carregamento de materiais de saúde para o município de Tabatinga (distante 1.107 quilômetros de Manaus), como equipamentos de proteção individual (EPIs), 500 testes rápidos para covid-19, três respiradores, além de medicamentos e outros insumos para reforçar o enfrentamento à pandemia. O material foi distribuído entre o Hospital de Guarnição de Tabatinga e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
No retorno para a capital, a aeronave que levou os equipamentos trouxe amostras coletadas de pacientes suspeitos, para serem investigadas. Até esta quinta-feira (30/04), Tabatinga registra 83 casos confirmados de Covid-19, com sete óbitos, conforme o último boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, ressalta que o município já tinha recebido outros insumos enviados pela Susam, para equipar as unidades de saúde. “Tabatinga já tinha recebido outros materiais entregues pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Ainda no início da pandemia foi enviado um avião com mais de 1 tonelada de insumos para o município”, frisou o secretário.
Manacapuru
Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), que registra a maior incidência de casos confirmados entre os municípios do interior, recebeu mais de quatro toneladas de insumos, EPIs e medicamentos. Até esta quinta-feira (30/04), são 405 registros de Covid-19, com 24 óbitos em Manacapuru.
Foram entregues EPIs, como óculos, toucas, luvas e máscaras hospitalares, além de medicamentos, 400 caixas de hipoclorito de sódio e insumos básicos, como gaze, esparadrapo, coletor para exames, agulha e algodão, para abastecer as unidades de saúde. Também foram destinados ao município kits produzidos pela Universidade do Estado do Amazonas, contendo avental, bota e capuz.
Veja também
ASSUNTOS: covid-19 amazonas, insumos de saúde, Manacapuru, respiradores, Susam, tabatinga, Amazonas