Variante brasileira é detectada em 9 cidades do Amazonas, aponta pesquisa
Manaus/AM - O estudo sobre a nova variante brasileira foi divulgado, nesta terça-feira (09), pelo pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e aponta que o Amazonas possui 66 casos confirmados da P.1 do novo coronavírus e que a variante foi encontrada em Manaus e nos municípios de Careiro, Anori, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Careiro e Manacapuru.
De acordo com o estudo, os resultados foram positivos em 51%, sendo 28 das 55 amostras analisadas em dezembro do ano passado. Já em janeiro, o percentual foi de 92%, em 38 dos 41 casos coletados até o fim do mês. No entanto, de acordo com o pesquisador, é necessário continuar com os experimentos para garantir 100% de certeza sobre a maior transmissibilidade da doença.
Ainda, segundo o pesquisador, o distanciamento social, máscara e álcool ainda são medidas importante para evitar a proliferação do vírus. "As orientações são as mesmas: manter o distanciamento social, a utilização correta das máscaras, a lavagem das mãos por pelo menos 30 segundos ou o álcool em gel. São as mesmas recomendações relacionadas às outras variantes.", concluiu Naveca.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas