Veículos pesados são alvo de operação na avenida Constantino Nery

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Com o objetivo de garantir o cumprimento das normas de circulação para veículos pesados em Manaus, uma operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (23) na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da capital.
A operação teve como foco principal a verificação das condições físicas dos veículos e o respeito aos horários permitidos de circulação. Como resultado, foram registradas 22 autuações — 13 voltadas especificamente a caminhões e outras 9 aplicadas a veículos de diferentes categorias que transitavam na região.

Lula tem razão: Israel está matando palestinos indiscriminadamente
A fiscalização faz parte das ações voltadas à Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), criada para aumentar a segurança viária em vias com grande fluxo. A ZMRC abrange avenidas como Djalma Batista, Constantino Nery, Mário Ypiranga Monteiro, Maceió, Umberto Calderaro Filho, além de trechos de outras dez ruas na área central de Manaus.
De acordo com as regras vigentes, veículos com Peso Bruto Total (PBT) superior a 8 toneladas não podem circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Já aqueles com PBT acima de 16 toneladas enfrentam restrições das 9h às 17h. As limitações são válidas de segunda a sexta-feira.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração grave circular com veículos fora dos padrões legais ou sinalizados, resultando em cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23.
A liberação para circulação fora dos horários determinados é possível apenas com a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET), que pode ser solicitada por transportadoras e proprietários de veículos no setor de Atendimento do IMMU, localizado na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h.
A solicitação passa por análise técnica da diretoria de Engenharia, que poderá aprovar ou não o pedido. A AET possui validade determinada e deve ser renovada ao término do período autorizado.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas